Suporte técnico

Perguntas frequentes - Opticom DSLink 260E



 

1 - Como fazer a instalação Física do modem?

Exemplo de instalação física em tomada padrão Telebrás:


Exemplo de instalação física em tomada padrão Americano:

2 - Qual a função do microfiltro?

A função do microfiltro é eliminar os ruídos na linha provocados pela transmissão de dados ADSL. Ele bloqueia as faixas de freqüências mais altas utilizadas no sistema ADSL e libera somente a freqüência do canal de voz. Dessa forma, ao tirar o telefone do gancho, você não ouve o chiado característico de transmissões digitais. Por outro lado, o microfiltro isola as impedâncias dos equipamentos de telefonia que podem perturbar a comunicação ADSL, maximizando as taxas de dados alcançadas.


Em resumo, é fundamental a instalação do microfiltro em todo aparelho telefônico que esteja conectado à mesma linha telefônica do serviço ADSL, incluindo: telefones com ou sem fio, secretárias eletrônicas, aparelhos de fax, placas fax-modem..

3 - É necessário instalar microfiltro para cada telefone?

O microfiltro deve ser instalado em todas as extensões da linha ADSL com exceção do ponto que irá fornecer o sinal para o modem. A não instalação ou instalação incorreta do microfiltro pode causar problemas de sincronismo para o modem.

Padrão Telebras

Padrão Americano

04 - O que fazer se eu tiver mais extensões telefônicas do que a quantidade de microfiltros do no meu kit?

Será necessário adquirir mais microfiltros no mercado. Lembrar que estes microfiltros devem ser homologados pela Anatel.

05 - O que fazer quando o modem não liga?

Verifique se o led PWR no painel frontal está aceso, se esse led não acender certifique de que a chave liga/desliga no painel traseiro está pressionada.

Outra possibilidade é trocar a fonte de alimentação de tomada para ter certeza de que não há mal contato entre a fonte e a tomada elétrica.

Verifique também se você está utilizando a fonte correta, a fonte do DSLink vem com uma etiqueta de identificação e suas características são:
Entrada: 100-240V ~1.0 MAX, 50-60Hz
Saída: +15V e 1.0A.

Se o problema persistir entre em contato com nosso suporte técnico para obter auxílio.


06- O que fazer quando o modem não sincroniza?

Verifique com sua operadora de telefonia se sua linha ADSL está liberada e configurada corretamente e certifique se de que a instalação física está correta.

O cabeamento telefônico também é muito importante para o funcionamento do sistema. Emendas sem a proteção apropriada e contatos oxidados podem interferir na potencia do sinal ADSL, causando problemas de sincronismo para o modem.

Se o problema persistir entre em contato com nosso suporte técnico para obter auxílio.

07 - O que fazer quando o modem não se comunica com o computador?

Verifique se o led LAN no painel frontal está aceso, se esse led não acender certifique se de que a conexão física está correta.

Se o Led LAN estiver aceso e o modem não comunicar com o computador, verifique se a placa de rede do computador está configurada para receber um endereço IP automaticamente.

Se o problema persistir entre em contato com nosso suporte técnico para obter auxílio.

08 - Como conectar meu modem em um hub ou switch?

Se o modem for conectado em um hub ou switch o cabo de rede deve ser conectado a porta Uplink do mesmo. Caso o equipamento utilizado não disponha desse recurso será necessário à utilização de um cabo de rede invertido (cross-over). Se for necessário consulte um técnico de informática de sua confiança.


09 - Quais são as opções de configuração do modem?

As opções de configuração no modem são:

Bridging

É a configuração padrão do modem, ele funciona como uma ponte, transparente, sem interferir na comunicação de dados. O esquema de conexão é muito similar a uma conexão discada, onde o usuário efetua a conexão com a internet por meio de um discador. Para uma conexão ADSL o discador utilizado é um discador de banda larga. Nesse discador o usuário informa seu nome de usuário e senha do provedor de acesso para se conectar a internet.

Router

Configuração normalmente utilizada quando é necessário compartilhar o sinal de Internet para mais de um computador através de um hub ou switch. Nesse caso o nome de usuário e senha do provedor ficam programados dentro do modem, permitindo que o próprio modem gerencie a conexão.

Para realizar esse tipo de configuração, consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e utilize o Guia de Configuração respectivo ao seu sistema operacional. Leia atentamente o guia e execute todos os procedimentos solicitados.

10 - O que significa a mensagem de Erro 691?


Erro 691: Nome de usuário ou senha inválida - Nesse caso verifique se o nome do usuário e a senha que digitou estão corretas. Caso tenha dúvida, entre em contato com seu provedor de acesso.

11 - O que significa a mensagem de Erro 678?

Erro 678: O computador remoto não responde - Esse código é exibido quando o sistema não consegue identificar onde está o problema na conexão. Normalmente ele ocorre quando o modem não está sincronizado ou se houver um erro na configuração do modem. Verifique também se a instalação física foi feita corretamente.

12 - Como configurar meu modem como roteador?

Para realizar esse tipo de configuração, consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e utilize o Guia de Configuração respectivo ao seu sistema operacional. Leia atentamente o guia e execute todos os procedimentos solicitados.


13 - Atualmente tenho meu modem configurado como roteador, e troquei minha senha com o meu provedor de acesso. Como alterar minha senha de acesso no modem?

Para alterar sua senha de acesso, com o modem configurado como roteador, siga os passos do guia de troca de senha. Leia atentamente o guia e execute todos os procedimentos solicitados.


14 - Como liberar portas especificas no meu roteador para jogos e aplicativos P2P?

Para realizar esse tipo de configuração, consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e utilize o Guia de Liberação de Portas respectivo seguindo as orientações de liberar portas especificas. Leia atentamente o guia e execute todos os procedimentos solicitados.


15 - Como liberar portas padrões no meu roteador?

Para realizar esse tipo de configuração, consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e utilize o Guia de Liberação de Portas respectivo seguindo as orientações de liberar portas padrões. Leia atentamente o guia e execute todos os procedimentos solicitados.

16 - Como configurar meu modem para utilização de um sistema VoIP?

Um sistema VoIP pode ser montado de maneiras diferentes, abaixo listamos as mais comuns:

1 - Utilizando um "Softphone": Existem diversas empresas de telefonia VoIP que fornecem esses softwares gratuitamente, basta que você decida qual empresa oferece o plano de telefonia mais conveniente as suas necessidades e instalar o software oferecido por essa operadora. É necessário que o computador esteja ligado para utilização do sistema. Se o seu modem estiver configurado como Bridge, não será necessário fazer nenhuma alteração em sua configuração.

2 - Utilizando um Telefone USB: Aparelho telefônico conectado ao computador por um cabo USB. Também é necessário contratar uma empresa de telefonia VoIP e o computador deve estar ligado pra utilização do sistema. Se o seu modem estiver configurado como Bridge, não será necessário fazer nenhuma alteração em sua configuração.

3 - Utilizando um ATA (Adaptador de Telefone Analógico): Esse adaptador permite que você use um telefone analógico convencional para fazer suas ligações VoIP. Esse tipo de instalação permite algumas variações de configuração. Por isso entre em contato com a sua operadora de telefonia VoIP para saber qual configuração é indicada para seu sistema.

No caso da utilização do seu modem DSLink como roteador, sua operadora de telefonia pode solicitar que seja feita uma configuração específica no seu modem para que o sistema funcione, esse procedimento é conhecido como "liberar portas".

As portas de comunicação a serem liberadas variam de acordo com a operadora VoIP contratada.

Exemplo: Vamos supor que a operadora de telefonia VoIP que você contratou informe que as portas de comunicação utilizadas por ela são:

TCP 5222 e 5223 para comunicação com o servidor SIP
UDP 5060 para comunicação com o servidor de presença
UDP de 10.000 até 20.000 para transmissão da voz
UDP 69 para comunicação com o servidor TFTP

Você deverá seguir as instruções contidas no Guia de liberação de portas, ele irá indicar como fazer a liberação para uma porta específica, basta você repetir o processo para cada uma das portas ou faixas de portas.

Consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e siga o guia correspondente.

17 - Meu CD de auto-instalação não funciona no Windows Vista, o que devo fazer?

A versão do software de auto-instalação atual realmente não funciona no Windows Vista, assim, sugerimos usar os procedimentos dos guias de configuração do modem para configurá-lo manualmente.

Consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e siga o guia correspondente.

18 - Perdi meu CD de instalação, como faço para obter os manuais do meu modem?

O Manual do Usuário está disponível para download em formato PDF.

Os Guias de Configuração estão disponíveis nas outras questões associados ao tipo de configuração desejada.

19 – Meu modem trava com o led ALM aceso sempre que inicio uma conversa no MSN Messenger.

Neste caso é necessário verificar se o seu modem DSLink 260E necessita de atualização.

Para fazer essa verificação, clique aqui e informe o número de série do seu modem para saber se ele precisa ou não ser atualizado.

O número de série do seu modem está na etiqueta da Anatel embaixo do aparelho.

20 – Qual o significado dos leds (luzes) no modem?

PWR verde Aceso: A unidade está ligada;
Apagado: A unidade está desligada;
DSL verde Aceso: Enlace ADSL estabelecido e ativo;
Piscando: Linha telefônica desconectada ou sem sincronismo ADSL;
PPP verde Apagado: Sem conexão PPP ou modem configurado como Bridge;
Piscando: atividade de dados ADSL (Pode ficar continuamente aceso quando o tráfego de dados é intenso);
LAN verde Aceso: Enlace LAN estabelecido e ativo;
Apagado: Cabo de rede desconectado ou PC desligado;
Piscando: Indica atividade de dados na LAN;
ALM vermelho Quando a unidade é ligada, pisca para indicar que o software do dispositivo está operacional e que o autoteste está em curso. Apaga-se Após alguns segundos. Se permanecer aceso, indica falha da unidade. Contatar assistência técnica.

21 – Meu modem trava com todos os leds acesos quando conecto a um dispositivo VoIP. O que devo fazer?

Verifique o item relacionado ao tipo de instalação utilizada em seu sistema VoIP:

a) - Utilizando um "Softphone": Existem diversas empresas de telefonia VoIP que fornecem esses softwares gratuitamente, basta que você decida qual empresa oferece o plano de telefonia mais conveniente as suas necessidades e instalar o software oferecido por essa operadora. É necessário que o computador esteja ligado para utilização do sistema VoIP. Se o seu modem estiver configurado como Bridge, não será necessário fazer nenhuma alteração em sua configuração. Para esse tipo de instalação é importante ativar o recurso Universal Plug and Play em seu sistema operacional, clique aqui para ver como ativar esse recurso.

b) - Utilizando um Telefone USB: Aparelho telefônico conectado ao computador por um cabo USB. Também é necessário contratar uma empresa de telefonia VoIP e o computador deve estar ligado pra utilização do sistema. Se o seu modem estiver configurado como Bridge, não será necessário fazer nenhuma alteração em sua configuração. Para esse tipo de instalação é importante ativar o recurso Universal Plug and Play em seu sistema operacional, clique aqui para ver como ativar esse recurso.

c) - Utilizando um ATA (Adaptador de Telefone Analógico): Esse adaptador permite que você use um telefone analógico convencional para fazer suas ligações VoIP. Esse tipo de instalação permite algumas variações de configuração. Por isso entre em contato com a sua operadora de telefonia VoIP para saber qual configuração é indicada para seu sistema.No caso da utilização do seu modem DSLink como roteador, sua operadora de telefonia pode solicitar que seja feita uma configuração específica no seu modem para que o sistema funcione, esse procedimento é conhecido como "liberar portas".

As portas de comunicação a serem liberadas variam de acordo com a operadora VoIP contratada. Exemplo: Vamos supor que a operadora de telefonia VoIP que você contratou informe que as portas de comunicação utilizadas por ela são:

TCP 5222 e 5223 para comunicação com o servidor SIP
UDP 5060 para comunicação com o servidor de presença
UDP de 10.000 até 20.000 para transmissão da voz
UDP 69 para comunicação com o servidor TFTP

Você deverá seguir as instruções contidas no Guia de liberação de portas, ele irá indicar como fazer a liberação para uma porta específica, basta você repetir o processo para cada uma das portas ou faixas de portas. Consulte sua operadora de telefonia a respeito do protocolo utilizado (PPPoE ou PPPoA) e siga o guia correspondente.

22 - Ainda tenho dúvidas, como devo proceder?

Envie sua dúvida através do nosso formulário de suporte técnico.